top of page
  • Foto do escritorAlexandre Ascal

O mundo não é mais como era antigamente!

PRECISAMOS ESTAR ATENTOS ÁS MUDANÇAS NOS DIAS DE HOJE, MAS ESTÁ IMPOSSÍVEL ACOMPANHA-LAS SE VOCÊ AINDA NÃO TRANSFORMOU DIGITALMENTE A SUA EMPRESA.


Primeiramente vamos deixar a pandemia alguns momentos de lado e vamos focar naquilo que tem mais atrapalhado as pessoas nos dias atuais a emoção que está mais aflorada nestes dias o MEDO. Medo é uma emoção ancestral ou básica de todos nos cria apenas três reações ATAQUE - FUGA - PARALISIA.


Qual destas atitudes você esta tomando neste mundo pré, durante e pós-Covid?


Quando estamos no ataque buscamos alternativas, vibramos a energia solucionadora e transformadora, nossa visão fica focada em um túnel de ações que nos levam a diversas saídas ou alternativas. Esta capacidade nos abre a mente deixa de lado ha possível perda de tempo com lutos psicológicos ou pequenas relutâncias que só nos tiram tempo e energia e partimos para a Ação.

Já a grande capacidade que o nosso cérebro tem de captar possíveis riscos e gerenciar as nossas ações, ás vezes nos leva a FUGIR de maneira sorrateira dos problemas ou decisões. Ou empurramos com a barriga aquilo que é irremediável agora mas que sempre existiu. Em um cenário de incertezas como estamos vivendo, seja a necessidade de mudar ou até mesmo de ver novos horizontes pois nunca foi tão certo o ditado que diz que "enquanto uns choram outros vendem lenço'.


Mas o que mais me chama a atenção nos dias atuais e a capacidade que temos de congelar perante aos problemas e ficar achando desculpas para não fazer diferente ou ver de outros ângulos. Quando muitas pessoas fazem o mesmo temos uma quase que síndrome de bando, por isso eu acredito que precisamos nos blindar ou ate mesmo deixar de beber nas fontes infinitas de alternativas congeladoras que temos ao nosso redor.


Ai vai três delas:

Pessoas congeladas e sem sentimentos claros, porque eu digo isso porque as pessoas que tem sentimentos e tem a compreensão de suas emoções, estas estão congeladas, mas estão tentando sair desta condição pois o desconforto é enorme.


Pessoas e grupos de pessoas pessimistas, estes além de congelar vocês vão azedar qualquer possível solução que você tiver visualizando e neste momento não precisamos apenas visualizar possíveis soluções, precisamos considerar colocar em prática pequenas e até mesmo loucas ideias para ver qual o resultado vamos atingir.


Fórmulas prontas como solução, estas são ancoras congeladoras da salvação que estamos a todo dia buscando e a internet e nossas redes sociais estão cheias de gurus. Qual o problema desta alternativa congeladora: estamos vivendo incertezas e quem disser que tem uma solução pronta esta mentindo. E pior que usar uma solução pronta para resolver o seu problema é deixar passar diversas outras soluções em prol desta ancora congeladora.


Brigar contra o que não podemos mudar, uma das alternativas que damos em momentos de crise e achar que precisamos resolver os problemas do mundo sozinhos isso além de não dar resultado cria uma sensação de que estamos 'envolvidos' com algo importante e que em muitas vezes só faz perdermos tempo e energia. PS: não estou dizendo que não podemos nos engajar em ações coletivas para mudar o status quo mas que preciso escolher as nossas batalhas quando o que mais importa são ações rápidas e que tragam resultados quase imediatos.


Pessoas que acreditam fielmente que o que era normal VAI VOLTAR, achar que o normal vai voltar e uma coisa, mas achar que tudo vai ser igualzinho ao que era antes é uma esquizofrenia absurda. Nosso NOVO normal precisa de preparação, treino, compartilhamento de informações e muita empatia. Não adianta dizer que você esta preparado se você não discutir alternativas comparar e se COMUNICAR BEM, competência essa em quase desuso.


Ok! não vou cair nesta cilada de agora finalizar o texto fazendo uma conclusão formulada na problemática acima mas apenas para concluir - e que fique claro que isso não é uma fórmula - acredito que precisamos ter cuidado com estes congeladores de empreendedores acima entre muitos outros.


Ou seja para que possamos ultrapassar a linha do congelamento para a linha da energia positiva da ação busque pessoas que tem sentimentos e inquietudes bem definidas pois elas reagem mais rápido, otimistas estão neste grupo ai descongelamos dois coelhos com uma só fogueira. Procure criar a sua formula, não queira resolver os problemas da humanidade pois o que mais importa agora é apenas o seu ecossistema estar resolvido. Crie alternativas para o novo desapegue do planejamento e crie cenários estratégicos isso vai te dar uma visão mais elástica dos problemas e por consequência uma melhor e mais rápida solução.

Por final seja você mesmo, as soluções e todos os problemas estão no mesmo lugar que sempre estiveram, dentro de você acostume-se e mexa-se porque até para criarmos anticorpos nosso corpo tem que ser atacado.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page