top of page
  • Foto do escritor2D News

Alguns mitos e verdades sobre RH



Todo mundo já ouviu falar em RH, para alguns é um setor tão temido dentro da empresa que nem passa pela porta, e quando é chamado a comparecer no RH, nossa, o medo é visível. Mas para outros é o melhor setor da empresa e eu concordo. Há muitos mitos e verdade sobre esse setor como qualquer outro, mas basta conhece-lo e dar a ele a oportunidade que você verá as maravilhas que ele poderá lhe proporcionar, e não estou falando só para o dono da empresa não, e sim para você colaborador. O RH pode lhe ajudar a encontrar seu caminho profissional, ser aquela pessoa que lhe dará o conselho certo e lhe indicará o melhor caminho para realizar seu sonho, não somos os donos da verdade não. Mas o RH é uma família, quem trabalha nesta área se ajuda, compartilha, da dica, conselhos, opiniões e claro as famosas Indicações!

Quero compartilhar com vocês, alguns mitos e verdades que ouço deste setor que atuo a mais de 10 anos, vamos lá.


Toda empresa deve ter um setor de RH.

Verdade: E não importa se a empresa é grande ou pequena, trabalhar a gestão de pessoas faz toda a diferença, pois administrar pessoas pode melhorar o desempenho da equipe, melhorar os resultados, as regras da empresa e os programas e eventos oferecidos. Portando se sua empresa é pequena e você pretende expandir, os colaboradores são os melhores recursos, pois aprender a gerenciar uma equipe pequena é o primeiro passo para que o time cresça junto com a empresa.


É muito caro ter um RH ativo.

Mito: Investir em pessoas, e não em qualquer pessoa, estamos falando na sua equipe de trabalho, não é custo e sim investimento. Pois o retorno é certo, uma empresa onde os colaboradores são valorizados e reconhecidos eles tendem a retornar isso a empresa. Mesmo que seja na contratação de serviço terceirizado a Gestão de Pessoas faz a diferença em uma empresa.


É somente o RH o responsável pela Gestão de Pessoas.

Mito: O RH ensina, orienta e mostra as ferramentas para uma boa gestão de pessoas, então quando um líder, coordenador ou gerente da um feedback apropriado ele também está fazendo a parte dele na gestão. O RH sozinho não faz gestão de pessoas, como o próprio nome diz “pessoas”, precisamos que todos da empresa façam a sua parte, pois só assim teremos um bom resultado.


Há outros incentivos além do financeiro.

Verdade: Não é verdade que só a remuneração importante, quem pensa assim está enganado, a outros incentivos que fazem a diferença para os colaboradores, e eles podem gerar motivação, melhorar o desempenho e estreitar o laço entre empresa e colaborador. Mas tem que ser algo que valha a pena para a sua equipe. Uma pesquisa é sempre bem-vinda nessa situação, pois o importante é que o colaborador se sinta reconhecido e motivado. E é onde o RH entra, pois, muitas empresas acham que só porque sua folha de pagamento é alta os colaboradores estão satisfeitos, e na sua maioria não, pois não há gestão de pessoas nem valorização do capital humano, onde normalmente iniciam os problemas de turnover.


O RH trabalha em todos os setores da empresa.


Verdade: O RH não pode e não deve ser aquele setor que só cuida das admissões e demissões dos colaboradores, ele deve estar em toda a parte estratégica da empresa, assim ele poderá ajudar os gestores na colocação de cada membro da equipe na execução de cada projeto.

E a muito mais mitos e verdades sobre esse setor, que eu convido vocês a conhecer mais a fundo, pois em minha opinião o RH é o coração da empresa, ele é a porta de entrada do colaborador novo, é o setor onde promove as festinhas, onde corre atrás dos melhores benefícios, cuida da empresa nas questões trabalhistas, pois o RH tem diversos subsistemas dentro dele. Muitos conhecem o RH como o setor que paga, contrata e demite. Mas estão enganados, podemos muito mais.

Com isso, não tenha medo de bater na porta do seu RH, ele estará ocupado, sim com certeza sempre estamos, mas sempre teremos um tempinho para um café e uma troca de ideias com você colaborador ou empregador.

Gláucia Fernanda Henckel

Encarregada do Setor de Recursos Humanos da Instituição Educacional São Judas Tadeu - Bacharel em Administração de Empresa

38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page